Telefone: (11) 2671-4932 | WhatsApp: (11) 9.8226-6226 contato@inadeh.com.br

Diversos conceitos de lideranças foram desenvolvidos ao longo de décadas de estudos, e atualmente de forma simplista pode ser compreendido como um processo de conduzir um grupo de pessoas, motivando-as e influenciando-as intencionalmente, de forma ética e construtiva, para que se comprometam com entusiasmo no alcance dos objetivos da equipe e da empresa.

Mas, pra que serve a liderança? Por que é tão desejada?

É mais complexa do que seus diversos estudos: a contratação de pessoas com liderança, ou seja, líderes, pelas organizações é imprescindível para chegar aos objetivos planejados. Um líder tem, entre outras coisas, visão global, energia, humildade, aliado a um planejamento detalhadamente elaborado, foco, comprometimento e ação.

Sua ação é voltada, sobretudo à equipe, a qual elogia pautado em dados reais, respeita diferenças, demonstra autocontrole, senso de justiça, sem abrandar o nível de exigência e a quem confere metas diferenciadas, pois reconhece que resultados de impacto são alcançados no coletivo, daí sua atenção  à equipe e ser tão desejado pelas organizações.

Há pessoas que demonstram algumas dessas habilidades em seu desenvolvimento, mas se não for o seu caso, saiba que há treinamentos e outras formações próprias para o desenvolvimento da liderança, e aos quais recorrem à grande massa de líderes.

O universo profissional investe alto em desenvolvimento de liderança, pois a competitividade nas relações comerciais e de serviços é intensa, buscando diferenciais que os façam ser escolhidos e reconhecidos por seus produtos. Se as atividades da organização atingem o mercado exterior, maiores serão as exigências de qualidade a serem auferidas, e consequentemente maior a necessidade da presença do líder no quadro funcional.

Identificar demandas, estar preparado técnica e emocionalmente para superar e administrar situações adversas, oferecer soluções e idéias, e concretizá-las por meio de sua influência na equipe, integram o repertório do líder, e é o que a organização quer.

É o mundo atual!

 

Regina Vieira

Psicóloga

contatoregina@inadeh.com