Supervisão em TCC
Supervisão em Terapia Cognitivo Comportamental – TCC
A supervisões visam desenvolver raciocínio clínico, treinar o terapeuta a investigar as funções de comportamentos e alterá-los, manejar emoções, identificar e flexibilizar pensamentos e crenças, influenciar os clientes de forma respeitosa, colaborativa, empática e diretiva. Para além de dominar um reportório de técnicas, a prática da psicoterapia exige que articulação, manejo, assertividade e precisão para sua eficácia, ou seja, exige que o clínico conte com habilidades terapêuticas bem desenvolvidas.
As supervisões atendem desde psicoterapeutas iniciantes até os mais experientes que buscam focos ou habilidades mais específicas (sob demanda). Dessa forma, didaticamente, classificam-se 3 níveis de aprofundamento.
Saiba mais!
Inicial: Estrutura das primeiras sessões, técnicas de entrevista focadas na abordagem e na construção da Lista de Dificuldades e Metas; instrumentos, testes e escalas. Prática dos conceitos básicos da TCC durante a supervisão e na relação direta com a supervisora. Treinamento de habilidades terapêuticas em Role Play e agendamento de cronograma de estudos dirigidos, bem como agenda para a próxima sessão dos casos contemplados.
Intermediário: Construção de conceituação cognitiva do paciente, das interações familiares, dos esquemas adaptativos e desadaptativos dos integrantes em foto, e construção do plano de tratamento. Nessa fase também são apresentadas técnicas das TCCs de 2ª e 3ª geração, que são praticadas e lapidadas durante a supervisão. Transtornos específicos e protocolos são acrescentados também.
Proficiente: Treino de habilidades mais refinadas, como resolução de problemas na relação cliente-terapeuta, transtornos graves, suicídio e demandas éticas. Também são abordados como o autocuidado do terapeuta e Burnout.
Frequência: Semanal
Duração: 1 hora
Modalidades: Individual ou coletiva
Inscrição e reserva de vagas: 11.9.8226-6226 (WhatsApp)